quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dina Tereza


Em 1933 estreava no Brasil o filme "A Severa", o povo estava exaltado, o filme maos popular da cinematografia lusitana. Muitos ainda guardam indelével na memória as imagens e as inesquecíveis músicas que fizeram parte dessa famosa película. Baseada na obra de Júlio Dantas, realização de J. Leitão de Barros, com música de Frederico de Freitas, esse filme foi estrelado por Dina Tereza, notável atriz, vedete e cantora portuguesa.
Nascida em Olievira do Douro, Portugal, em 15/11/1902 - seu nome de batismo era Dina Moreira. De família humilde, foi dada aos cuidados de uma senhora inglesa, do Porto, que a educou dos 4 aos 13 anos de idade. Aos 10 anos a menina Dina já sentia enorma atração pelo teatro, um dia fugiu, foi ao teatro Águia Douro, na praça da Batalha, no Porto. Pediu ao empresáio para deixá-la juntar-se a companhia. Assim foi.
Em 1929, depois de trabalhar como caricata e cantora de fados em muitos lugares, participou do papel mais humilde que Leitão de Barros preparava para seu filme "A Severa". A película conta a histórica verídica de uma mulher de vida fácil, que vivera em lisboa e que se entregava aos condes e marqueses, mas que ajudava os pobres. Para sua surpresa, Dina, ganhou o papel principal e ganahva 150 escudos por filmagem. Dina imortalizou estes versos:  
            "Oh! Rua do Capelão
             juncada de romsninho!
             Se o meu amor vier cedinho,
             eu beijo as pedras do chão,
             que ele pisar no caminho!"

Daí o êxito em todas as partes do mundo. Em 1933, o velhor Serrador, da empresa de cinemas resolve trazê-la ao Brasil. Em 1951 não resistiu e aqui fixou residência. Retornou mais uma vez a Portugal para rever os parentes. Morava na cidade de Poá, em São Paulo, e ali veio a falecer, em sua chacara em 7/4/1984, onde descança no cemitério local.

Dina Tereza - Novo Fado da Severa





Nenhum comentário:

Postar um comentário