quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Severa


A primeira cantadeira do fado foi Maria Severa Honofriana, nasceu em Lisboa em 1820, seu pai de etnia cigana e a mãe uma portuguesa de Ovar. De beleza exotica e cantar expressivo que conquistou os boemios da capital.
Conta-se quer Levou o fado aos bairros populares de Lisboa e a sua voz animou as noites de muitas Tertulias bairristas, tabernas ficaram famosas só pela sua presença.
Sua mocidade cheia de beleza, despertou paixões... diz-se que terão sido seus olhos aliado ao seu doce canto, atraído o Conde de Vimioso, homem garboso, foi o primeiro Cavaleiro Tauromaquico da epoca. O contraste entre a condição social destes amores, foram por si só tema de muitos fados. Leviano e mulherengo, o Conde deixa a Severa e se apaixona por uma cigana, o que deixa Severa desvairada, começa a não ter forças para lutar pelo seu amante.
Por volta de 1845, os sintomas da doença se manifestam. (A sua morte terá sido devido a tuberculose)
Severa morre pobre e abandonada num miserável bordel da Rua do Capelão, a 30 de novembro de 1846, consta que as suas últimas palavras terão sido — “Morro, sem nunca ter vivido” — tinha 26 anos.
Foi sepultada em vala comum, sem caixão, cumprindo o seu desejo.


Fonte: (texto e imagem) "Lisboa no Guiness"





Nenhum comentário:

Postar um comentário