quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Maria Silva

Nasceu em Lisboa esta apreciada cantadeira, que começou a sua vida artistica no Teatro, para o qual desde os nove anos começou a revelar bastantes aptidões, cantaondo com inexcedivel graça algumas cançonetas, duetos e fados emdiversas festas familiares e de beneficencia em varias colectividades de crecreio que frequentava. Já mulher e amando o Fado com acrisolado afecto, cantou-o nos retiros Ferro de Engomar, Charquinho, Quebra-Bilhas, Caliça, José dos Pacatos, Perna de Pau e Quinta do Correio-Mór, em varias esperas de toiros em Vila Franca, nos clubes Tauromaquico e Maxim's e no Teatro Apolo, numa festa do jornal "Guitarra de Portugal". Tendo ido em viagem de recreio ate a Africa, encontrou-se em Cabo Verde com o actor Casimiro Tristão, com o qual organizou uma companhia teatral que agradou bastante e em que ela cantou diversas vezes o Fado, sendo sempre bastante aplaudida.
"Mariazinha" gravou nos Estabelecimentos Valentim de Carvalho os seguintes discos que obtiveram grande sucesso: Fado fadista, Fado antigo, Fado Boemia, Fado em ré menor, Fado Britinho, Fado da Paixão, Fado dos dois tons, Fado da moda, Fado da Mouraria, Fado Tango, Fado Alice, Fado Franklin e Fado Corrido.
É autora de algumas quadras que fazem parte do seu repertorio, improvisando com grande facilidade.
Na sua vida de cantadeira, em que tem tido tantas noites de triunfo, a que melhor gravou na sua memoria foi, há anos, no retiro Ferro de Engomar, onde se realizava uma festa de homenagem a sua colega Maria do Carmo. Foi ali, convidada por algumas pessoas amigas e não pra cantar; porem, como a assistencia a houvesse reconhecido imediatamente foi solicitada para cantar, não tendo outro remedio senão aceder. Cantou o Fado Corrido e outros fados, sendo então alvo duma carinhosa e entusiastica ovação quem muto a enterneceu.

Maria Silva - Fado Franklin



Nenhum comentário:

Postar um comentário